O seu carrinho de compras está vazio.
A produção de energia a partir do sol é feita através de
Podem também ser usadas
Os sistemas chave-na-mão sem bateria da
A equipa de engenharia da
Os valores apresentados são estimativas e não constituem garantias de desempenho. A poupança real obtida através de um sistema de energia solar depende de vários factores que muitas vezes não podem ser controlados. Alguns dos factores que influenciam a produção de energia solar são:
Localização
Se o sistema solar estiver no Sul do País produz mais energia do que se estiver no Norte de Portugal.
Orientação
Para maximizar a energia produzida os módulos solares deverão estar orientados para Sul e ter uma inclinação aproximadamente igual à Longitude do local da instalação. Contudo, dependendo de onde se irá instalar o sistema, nem sempre é prático ou possível fazer a instalação com esta orientação e inclinação.
Geografia
Zonas com sombreamento total ou parcial irão produzir menos energia. Isto pode acontecer por causa de chaminés e outras obstruções, construções vizinhas, ou relevos no terreno.
Variabilidade climatérica
O clima varia de ano para ano. É possível estimar as poupanças de um sistema solar usando históricos de outros anos. Contudo, com este tipo de análise é apenas possível obter um valor indicativo, não uma previsão da produção.
Uso da energia
Se o sistema solar não tiver meios para armazenar a energia produzida em excesso, esta deve ser consumida ao mesmo tempo que é produzida. É, por isso, importante que conheça quando usa energia de modo a poder optimizar as suas poupanças.
A
Sim. Depois da instalação ter sido feita, do registo da instalação na DGEG estar concluído, e do contador bi-direccional estar operacional deverá dar início de actividade como microprodutor. Depois basta contactar uma empresa vendedora de energia para que lhe possa comprar o seu excedende. Aconselhamos que fale com várias e escolha a que lhe oferecer a melhor proposta. Aconselhamos também que escolha uma que tenha auto-facturação para simplificar o processo. Todos os trimestres essa empresa que lhe compra a energia enviar-lhe-á um ficheiro SAFT que deverá submeter na plataforma online no site das finanças.
O número de painéis ou módulos solares determina a potência da instalação e deve ser escolhido de acordo com os seus objectivos individuais.
A equipa de engenharia da
Para maximizar a utilização da energia produzida numa instalação solar de autoconsumo a energia produzida precisa ser consumida ao mesmo tempo que é gerada para reduzir o excesso da produção que não é utilizada. Isso limita a potência da instalação e as poupanças que são possíveis obter.
Uma bateria térmica é uma alternativa de mais baixo custo a baterias de lítio para armazenar a energia solar produzida em excesso.
As baterias térmicas armazenam a energia excedente num depósito de água quente. O utilizador usa essa energia quando toma banho ou consome água quente na cozinha - não é economicamente rentável converter a energia guardada numa bateria térmica novamente em energia eĺéctrica.
Conheça as nossas soluções de
O tempo estimado para a execução de uma instalação é entre 1 a 1.5 horas por cada módulo solar a instalar sem considerar baterias ou outros equipamentos auxiliares.
O tempo real necessário para realizar a instalação solar depende de vários factores, como por exemplo: o número de painéis solares, a facilidade do acesso ao telhado ou cobertura, o tipo de fixação e estutura solar, a facilidade de efectuar a ligação à rede de energia da habitação, entre outros.
A
Um módulo solar pesa em média um terço do peso de uma pessoa.
Se tem um telhado ou cobertura com estrutura de madeira deve verificar se está em boas condições e livre de parasitas.
Se a sua empresa, instituição ou prédio tem espaço disponível na cobertura aproveite para promover a sua marca interagindo com os seus vizinhos, e reduzir a factura de energia de todos criando a sua comunidade de energia solar de borla!
As principais vantagens de pertencer a uma comunidade de energia são:
Na adesão poderá ser negado o acesso a alguma habitação que não cumpra os requisitos técnicos ou administrativos necessários. O processo de adesão é um processo muito simples, mas é analizado caso.
Criar a sua comunidade de energia é simples:
As condições mínimas para que uma comunidade seja considerada viável na fase de projecto são:
Em qualquer altura novas habitações podem aderir à comunidade. Se a comunidade crescer e se os consumos da comunidade o justificarem, é também possível ampliar o número de habitações produtoras de energia.
Se a sua habitação já tem uma instalação solar em funcionamento pode participar na comunidade de uma das seguintes maneiras:
As habitações produtoras de energia beneficiam de um
As habitações aderentes sofrem uma actualização do preço de energia anualmente, aquando a renovação do contracto de adesão da comunidade, sendo
A equipa de engenharia da
A e-redes também comunica a parcela de energia que a sua habitação consumiu e que foi proveniente da comunidade solar à empresa gestora da comunidade para que esta lhe possa facturar essa parcela da sua energia com o preço reduzido contratualizado para a comunidade de energia.
A comunidade de energia apenas lhe fornece energia a um preço reduzido quando o sistema solar a produz. Por isso, precisa de um fornecedor de energia convencional que garanta o abastecimento de energia em qualquer altura.
Dependendo das características da comunidade, aconselhamos a que analise os seus consumos de modo a poder optimizar o seu tarifário junto do fornecedor de energia, bem como procurar no mercado o fornecedor de energia com tarifas mais económicas.
A equipa de engenharia da
A fracção de energia solar produzida na comunidade e consumida por cada habitação aderente é descontada da factura de energia que o seu fornecedor lhe envia todos os meses.
A fracção de energia solar consumida