QUAL É A MELHOR
SOLUÇÃO PARA MIM?

COMO MEDIR A MINHA ENERGIA

sem gastar dinheiro?

Medir a energia da sua casa não precisa ser complicado ou caro. Longe vão os tempos em que para saber os seus consumos de energia era preciso comprar equipamentos caros e fazer ligações eléctricas perigosas no quadro de energia da sua habitação.

Nesta página iremos explicar passo a passo como pode ver os seus dados de consumo no seu computador ou telemóvel bem como descarregar o seu histórico para que o possa analisar em detalhe numa folha de cálculo se assim o desejar.

Os seus dados de consumo, medidos no contador de energia da sua habitação e usados pelo fornecedor de energia para lhe cobrar a energia todos os meses, são sua propriedade. Como tal, a empresa que os mede disponibiliza-os para que os possa consultar. Este processo não tem custos para si.


Antes de começar

Para conhecer os seus consumos de energia em detalhe apenas precisa de ter um contador inteligente (smart meter) instalado em sua casa pela empresa que distribui a energia eléctrica em Portugal, a e-redes, e um computador ou telemóvel com acesso à internet.

O website e a aplicação fornecidos pela e-redes são lentos por isso vai também precisar de uma boa dose de paciência.


Passo 1 - Abrir a página web

Se está a aceder através do seu computador ou browser abra a página do balcão digital da e-redes clicando aqui.

Se está a aceder via telemóvel pode, em alternativa, instalar a aplicação móvel disponível para Android e iPhone pesquizando por "e-redes" nas app stores correspondentes.


Passo 2 - Registe-se

Para poder aceder à área reservada do balcão digital da e-redes é necessário que se registe. Clique no icon no canto superior direito para fazer login e seleccione "Registe-se" no fundo da página que aparece. Responda às questões e siga até ao fim o processo de registo.

Passo 3 - Faça login

Quando concluir o processo de registo irá poder aceder à sua área reservada utilizando o seu NIF e a password que definiu no passo anterior. Na página principal do balcão digital clique no icon no canto superior direito para fazer login, escolha o seu tipo de cliente (ex. particular), e introduza o seu NIF e password.

Passo 4 - Aceda à sua informação

Depois de fazer login na página principal da sua área reservada escolha "Os meus locais" - "Produção consumos e potências" - "Consultar histórico".

Passo 5 - Seleccione o local

Escolha o local de onde quer visualizar os dados. Se tiver vários locais disponíveis e não os conseguir distinguir pode facilmente identifica-lo utilizando o número CPE que normalmente é apresentado na primeira página da sua factura de electicidade.

Passo 6 - Visualize e descarregue os seus consumos

Depois de escolher o local irá aparecer o seu histórico de consumo ou produção dependendo do tipo de local escolhido.

Pode escolher o período dos dados de consumo que quer consultar bem como exportar os dados para o seu computador num ficheiro excel com o nome consumos_0000000.xlsx. Para além dos dados de consumo, pode também aceder às suas leituras de energia repetindo os passos 4 a 6 mas, em vez de "Produção consumos e potências", escolha "Leituras" no passo 4.

O ficheiro "Consumos" tem informação detalhada de 15 em 15 minutos do período seleccionado. O ficheiro "Leituras" tem informação das leituras em Ponta, Cheia e Vazio para cada dia do periodo seleccionado.


Passo 7 - Crie gráficos numa folha de cálculo

Para poder analisar em detalhe os seus consumos ou leituras basta seleccionar "exportar excel" e abrir esse ficheiro com uma folha de cálculo.

No ficheiro "Leituras" os dados apresentados correspondem às leitura do contador para as datas indicadas. Este número é incremental. Para saber o valor da energia em kWh consumida entre 2 datas é necessário fazer a diferença entre as Leituras correspondentes.

Descubra como a sua casa consome energia sem gastar dinheiro e sem fazer alterações perigosas ao seu quadro de electricidade.


 

TEM PERGUNTAS?

Fale connosco através do chat ou deixe-nos uma mensagem clicando aqui. Entraremos em contacto consigo assim que possível.

 

Saiba mais
Saiba mais
DE VOLTA AO TOPO