RESPOSTAS ÀS SUAS QUESTÕES

Energia solar

O autoconsumo de energia solar consiste em produzir energia eléctrica a partir da luz do Sol e usar essa energia em nossa casa. Desta forma, reduzimos significativamente o valor da factura de electricidade que compramos a um fornecedor de energia.

A produção de energia a partir do sol é feita através de módulos fotovoltaicos que captam a luz solar e a transformam em energia eléctrica. Um inversor solar é normalmente utilizado para que a energia produzida possa ser usada em nossas casas.

Podem também ser usadas baterias de lítio ou baterias térmicas para guardar a energia produzida em excesso de forma a ser utilizada mais tarde.


Os sistemas chave-na-mão sem bateria da energiasolar.pt foram projectados para poupar entre a 4 a 6 meses de energia eléctrica por ano. Sistemas com bateria conseguem reduzir ainda mais a sua factura de energia. Na descrição de cada produto pode consultar as poupanças indicativas dos vários tipos de sistemas:

Clique aqui para consultar sistemas sem bateria.
Clique aqui para consultar sistemas com bateria.

A equipa de engenharia da energiasolar.pt está disponível para fazer uma análise personalizada aos seus consumos e identificar a solução mais indicada para a sua habitação. Fale connosco.

Os valores apresentados são estimativas e não constituem garantias de desempenho. A poupança real obtida através de um sistema de energia solar depende de vários factores que muitas vezes não podem ser controlados. Alguns dos factores que influenciam a produção de energia solar são:

Localização
Se o sistema solar estiver no Sul do País produz mais energia do que se estiver no Norte de Portugal.

Orientação
Para maximizar a energia produzida os módulos solares deverão estar orientados para Sul e ter uma inclinação aproximadamente igual à Longitude do local da instalação. Contudo, dependendo de onde se irá instalar o sistema, nem sempre é prático ou possível fazer a instalação com esta orientação e inclinação.

Geografia
Zonas com sombreamento total ou parcial irão produzir menos energia. Isto pode acontecer por causa de chaminés e outras obstruções, construções vizinhas, ou relevos no terreno.

Variabilidade climatérica
O clima varia de ano para ano. É possível estimar as poupanças de um sistema solar usando históricos de outros anos. Contudo, com este tipo de análise é apenas possível obter um valor indicativo, não uma previsão da produção.

Uso da energia
Se o sistema solar não tiver meios para armazenar a energia produzida em excesso, esta deve ser consumida ao mesmo tempo que é produzida. É, por isso, importante que conheça quando usa energia de modo a poder optimizar as suas poupanças.

A energiasolar.pt tem sistemas de medição de energia que o ajudam a conhecer o seu perfil de consumo. Temos também baterias de lítio e baterias térmicas para que possa guardar a energia produzida em excesso para consumir mais tarde.


Sim. Depois da instalação ter sido feita, do registo da instalação na DGEG estar concluído, e do contador bi-direccional estar operacional deverá dar início de actividade como microprodutor. Depois basta contactar uma empresa vendedora de energia para que lhe possa comprar o seu excedende. Aconselhamos que fale com várias e escolha a que lhe oferecer a melhor proposta. Aconselhamos também que escolha uma que tenha auto-facturação para simplificar o processo. Todos os trimestres essa empresa que lhe compra a energia enviar-lhe-á um ficheiro SAFT que deverá submeter na plataforma online no site das finanças.

Vender o excesso de energia que produz é simples e permite-lhe um rendimento adicional mas exige que se mantenha actualizado e não se esqueça deste passo importante.


Na descrição de cada produto pode consultar as nossas recomendações para o sistema mais indicado para si.

O número de painéis ou módulos solares determina a potência da instalação e deve ser escolhido de acordo com os seus objectivos individuais.

A equipa de engenharia da energiasolar.pt está disponível para fazer uma análise personalizada aos seus consumos e objectivos de poupança de forma a identificar a solução mais indicada para a sua habitação. Fale connosco.


Para maximizar a utilização da energia produzida numa instalação solar de autoconsumo a energia produzida precisa ser consumida ao mesmo tempo que é gerada para reduzir o excesso da produção que não é utilizada. Isso limita a potência da instalação e as poupanças que são possíveis obter.

Uma bateria térmica é uma alternativa de mais baixo custo a baterias de lítio para armazenar a energia solar produzida em excesso.

As baterias térmicas armazenam a energia excedente num depósito de água quente. O utilizador usa essa energia quando toma banho ou consome água quente na cozinha - não é economicamente rentável converter a energia guardada numa bateria térmica novamente em energia eĺéctrica.

Conheça as nossas soluções de baterias de lítio e baterias térmicas para que possa guardar a energia produzida em excesso.


O tempo estimado para a execução de uma instalação é entre 1 a 1.5 horas por cada módulo solar a instalar sem considerar baterias ou outros equipamentos auxiliares.

O tempo real necessário para realizar a instalação solar depende de vários factores, como por exemplo: o número de painéis solares, a facilidade do acesso ao telhado ou cobertura, o tipo de fixação e estutura solar, a facilidade de efectuar a ligação à rede de energia da habitação, entre outros.


A energiasolar.pt usa sistemas de fixação que nos permitem colocar os módulos solares na maioria dos telhados e coberturas. Fale connosco se necessita de uma solução costumizada para o seu caso.

Um módulo solar pesa em média um terço do peso de uma pessoa. É importante que o telhado esteja em boas condições, não apresente danos e esteja estruturalmente sólido.

Se tem um telhado ou cobertura com estrutura de madeira deve verificar se está em boas condições e livre de parasitas.


A SUA ENERGIA
CAI DO CÉU?

A SUA ENERGIA
CAI DO CÉU?

 


Comunidade de energia solar

Uma comunidade de energia solar consiste num conjunto de habitações que consomem energia solar produzida por uma outra habitação onde esta é produzida em excesso.

Se a sua empresa, instituição ou prédio tem espaço disponível na cobertura aproveite para promover a sua marca interagindo com os seus vizinhos, e reduzir a factura de energia de todos criando a sua comunidade de energia solar de borla!

Fale connosco se quiser saber mais.


As principais vantagens de pertencer a uma comunidade de energia são:

  • A energia solar consumida pelas habitações produtoras de energia e aderentes da comunidade é taxada com um preço inferior ao preço de mercado da energia.

  • A comunidade de energia é criada sem investimento inicial das habitações produtoras ou aderentes.

  • As habitações produtoras têm um contracto de fidelização em que o preço de energia é conhecido. Desta forma estão protegidas contra o aumento do preço de energia durante o período contratual.

  • Criar uma comunidade de energia em torno do seu negócio ou comércio permite-lhe interagir com a comunidade e promover a sua marca de forma positiva.

Fale connosco se quiser saber mais.


Podem aderir à comunidade habitações particulares, industriais, de comércio ou outras desde que estejam próximas das habitações produtoras de energia solar.

Na adesão poderá ser negado o acesso a alguma habitação que não cumpra os requisitos técnicos ou administrativos necessários. O processo de adesão é um processo muito simples, mas é analizado caso.


Criar a sua comunidade de energia é simples:


  1. O primeiro passo é reunir interesse das habitações produtoras de energia e aderentes que farão parte do início da comunidade.

  2. Contacte-nos com os dados da ou das habitações que irão produzir energia e das >4 habitações pré-aderentes.

  3. Os nossos engenheiros e parceiros irão realizar uma verificação técnica e adminstrativa das habitações que irão iniciar a comunidade.

  4. Depois da verificação são assinados os contractos que formalizam a criação da comunidade.

  5. Seguidamente dar-se-à inicio à instalação e arranque da comunidade.

As condições mínimas para que uma comunidade seja considerada viável na fase de projecto são:


  • >100kW de potência a instalar numa habitação ou distribuída por várias habitações produtoras de energia - Numa mesma comunidade é possível ter vários pontos de produção de energia.

  • >4 habitações aderentes. No decorrer da vida da comunidade é desejável que a comunidade aumente.

Em qualquer altura novas habitações podem aderir à comunidade. Se a comunidade crescer e se os consumos da comunidade o justificarem, é também possível ampliar o número de habitações produtoras de energia.


Se a sua habitação já tem uma instalação solar em funcionamento pode participar na comunidade de uma das seguintes maneiras:


  • Como habitação aderente equivalente a uma habitação convencional não produtora de energia.

  • Como habitação produtora. Dependendo do sistema solar existente na habitação e do seu potencial de ampliação, podemos considerar comprar a sua instalação. Dessa forma, a sua habitação participa na comunidade como habitação produtora em que a instalação solar deixa de ser sua propriedade. Esta decisão é analizada caso a caso.

Fale connosco se quiser saber mais.


As habitações produtoras de energia beneficiam de um preço de energia fixo durante o período contratual, sendo apenas ajustado com a inflacção.

As habitações aderentes sofrem uma actualização do preço de energia anualmente, aquando a renovação do contracto de adesão da comunidade, sendo sempre inferior ao preço de mercado nos fornecedores de energia convencionais.


Dependendo dos seus consumos de energia, pode fazer sentido ter um tarifário bi-horário. Desta forma usufrui de energia solar produzida pela comunidade mais barata durante o dia, e durante a noite paga energia ao seu fornecedor de energia com o preço mais baixo.

A equipa de engenharia da energiasolar.pt está disponível para fazer uma análise personalizada aos seus consumos e identificar a solução mais indicada para a sua habitação. Fale connosco.


A energia produzida e injectada na rede é medida pela empresa que gere a rede eléctrica nacional: e-redes. Esta empresa irá descontar na factura de electricidade de cada habitação aderente a parcela de energia que é produzida na comunidade solar. Assim, o seu comercializador de energia não lhe irá cobrar essa parte de energia.

A e-redes também comunica a parcela de energia que a sua habitação consumiu e que foi proveniente da comunidade solar à empresa gestora da comunidade para que esta lhe possa facturar essa parcela da sua energia com o preço reduzido contratualizado para a comunidade de energia.


Não precisa de mudar. Continua com toda a liberdade de manter ou mudar o seu fornecedor de energia ou tarifário como achar mais conveniente.

A comunidade de energia apenas lhe fornece energia a um preço reduzido quando o sistema solar a produz. Por isso, precisa de um fornecedor de energia convencional que garanta o abastecimento de energia em qualquer altura.

Dependendo das características da comunidade, aconselhamos a que analise os seus consumos de modo a poder optimizar o seu tarifário junto do fornecedor de energia, bem como procurar no mercado o fornecedor de energia com tarifas mais económicas.

A equipa de engenharia da energiasolar.pt está disponível para fazer uma análise personalizada aos seus consumos e identificar a solução mais indicada para a sua habitação. Fale connosco.


A fracção de energia solar produzida na comunidade e consumida por cada habitação aderente é descontada da factura de energia que o seu fornecedor lhe envia todos os meses.

A fracção de energia solar consumida é cobrada pela empresa parceira gestora da comunidade com o preço de energia mais económico acordado para a comunidade.

Fale connosco se quiser saber mais.



ENERGIA SOLAR
PARA TODOS

ENERGIA SOLAR
PARA TODOS


Tem uma pergunta diferente?
Fale connosco!

DE VOLTA AO TOPO